Sprinklers Curiosidades sobre o Sistema de Chuveiros Automáticos

· 5 min read
Sprinklers Curiosidades sobre o Sistema de Chuveiros Automáticos

Diante disso, conseguimos entender a necessidade de se ter um sistema de sprinklers bem mantido e a grande importância de inspeção, teste e manutenção para o sistema. As verificações devem ocorrer desde o reservatório, passando pelas bombas e casa de bombas, verificação das válvulas, estado de conservação de sprinklers e tubulação e, finalmente, os impactos da falta de energia. sprinkler empresa Composto por uma armadura, conhecida como bulbo, ele conta com pequenos chuveiros hidráulicos ligados ao  sistema de bombeamento de água. Diferentemente dos outros equipamentos utilizados no combate a incêndios (mangueiras, canhões, extintores portáteis ou sobre rodas, etc), os sprinklers, em conjunto com todo o sistema fixo, não precisam de ação humana para funcionar. Além disso, eles são a resposta mais rápida quando ocorre alguma suspeita de fogo. Seja em hotéis ou em locais que abriguem uma grande concentração de  público, que lá estão os famosos “chuveiros”. Esses pequenos dispositivos são automáticos, e são fixados no teto ou até  paredes das edificações. A característica distintiva dos sprinklers é sua capacidade de atuar sem a necessidade de intervenção humana imediata. Uma vez instalados nos ambientes, eles aguardam silenciosamente até que as temperaturas elevadas do incêndio os ativem.

Todo andar precisa ter chave de fluxo com aviso?

Os estudos e pesquisas sobre sistema de chuveiros automáticos ocorreram ano a ano, sendo que em 1925, na Inglaterra a empresa Mather & Platt substituiu a solda no bico de chuveiro automático por um bulbo de quartzo como elemento termo-sensível. O bulbo de caráter resistente, pois resiste à corrosão e à pressão da água, é de caráter permanente, além de ser sensível à elevação da temperatura. No interior do bulbo há um líquido de alta sensibilidade ao calor, que se expande por sua ação até o rompimento das paredes do bulbo e conseqüente liberação do tampão que obstruía a saída da água da tubulação. Entre os equipamentos constantes de um projeto preventivo de incêndio podem estar os chuveiros automáticos.

O que é válvula de teste e dreno?

A válvula teste e dreno combina as funções de teste e drenagem para sistemas de sprinklers, tornando a instalação mais compacta.

O sistema de proteção contra incêndio por chuveiros automáticos são estruturas fixas de combate ao fogo, com operação automática. Ou seja, os chuveiros, conhecidos como sprinklers, são ativados na presença de chamas, liberando água em uma densidade adequada, de uma maneira rápida e prática. A grande vantagem do sistema de proteção contra incêndio por chuveiros automáticos é o acionamento de alarme simultâneo com o início da operação do sprinkler, o que auxilia na fuga rápida sistema de chuveiros automáticos sprinklers e segura dos usuários, propiciando menos perdas  materiais.  chuveiro automatico ou sprinklers  HIDROMON tem os melhores sistemas fixos de água, como é o caso do chuveiro automático contra incêndio. A empresa é especializada em procedimentos e planejamentos em sistemas de detecção e contenção contra incêndios e explosões, além de contar com uma equipe de engenharia de contenção de incêndio altamente capacitada e treinada, pronta para atender situações de caráter emergencial 24 horas por dia.

Qual a importância da VGA para o Sistema Sprinkler?

No entanto, geralmente os custos são altos, mas são compensados ​​pela segurança e proteção contra danos que o sistema oferece. O custo de manutenção pode ser mais acessível e é recomendado realizá-la  garantir o funcionamento instalação de sprinklers correto do sistema. Chuveiros Automáticos (sprinklers) são projetadas para garantir sua eficácia em caso de incêndio. Esses sistemas funcionam com água pressurizada e requerem tubulações para transportar a água até os sprinklers.

  • Os sprinklers atualmente são uma das melhores opções para combater incêndios em edificações.
  • Uma vez que o sistema é acionado automaticamente, é possível reduzir o volume de água necessário para combater o incêndio.
  • 5.1   Os sistemas de proteção por chuveiros automáticos devem ser elaborados de acordo com critérios estabelecidos em normas técnicas brasileiras, sendo aceita a norma NFPA 13 da National Fire Protection Association, se o assunto não for por elas contemplado.
  • Como empresa especializada em equipamentos e serviços para prevenção e combate a incêndio e pânico, a Asystem Group trabalha com modelos modernos de chuveiro automático contra incêndio.

O contato resfriava a solda e condicionava o funcionamento do equipamento ao aquecimento da água, portanto, provocando o retardamento da operação. A solda ainda não oferecia suficiente resistência e o sistema entrava em operação acidental nas situações mais inoportunas, o que determinou pouca aceitação e posterior melhoria. Em 1806, John Carey (inglês) inventou um sistema de “chuveiros” dotado de válvulas fechadas com auxílio de cordas  e contra pesos. O sistema proposto por John Carey consistia de tubos perfurados conectados a um sistema de suprimento de água com um reservatório elevado. A canalização de distribuição de água era provida de uma válvula fechada conectada a um sistema de cordas e contra pesos, que era articulado de tal forma que as cordas ao serem queimadas abriam as respectivas válvulas provocando a liberação de água e conseqüente extinção do fogo.

Regiões onde a Asystem Group atende Sistema de combate a incêndio sprinkler:

Também permite a visualização das pressões nos pressostatos, que são instalados na entrada e saída, assim como podem ser feitos testes de funcionamento no sistema e drenagem de toda a tubulação da área de controle da válvula. Por fim, as VGA ativam um alarme, que pode ser hidráulico ou elétrico, assim que um dos bicos for rompido. Os sprinklers, também chamados de SPK ou de chuveiros automáticos, são sistema de incendio sprinkler dispositivos de combate a incêndio por dispersão de água. Para completar, ao montar os chuveiros automáticos, alguns elementos são essenciais. Entre eles, destaca-se o corpo para tubulação de sprinkler,  de vedação, obturador e defletor. A ampola funciona como um tampão que impede que a água escoe até que a temperatura ambiente ao redor do aspersor atinja o grau de ativação. Quando a temperatura atinge um nível crítico, o bulbo se rompe, desencadeando uma série de eventos que levam ao combate das chamas. No próximo artigo, compartilharemos mais sobre esses dispositivos que fazem o sprinkler atuar, já no tópico abaixo, falaremos em detalhes como os sprinklers funcionam. Pesquisas realizadas nos Estados Unidos mostram que, por possuírem uma ação imediata, eles reduziram sprinklers de incêndio os danos materiais causados pelo fogo em aproximadamente 70% dos casos. Como já dito no próprio nome, o elemento de vedação possui a função de evitar vazamentos que possam ocorrer no sistema entre o corpo e o obturador. O corpo é o elemento que faz a união com a tubulação hidráulica por meio de uma rosca de conexão e funciona como uma base para a montagem dos outros componentes.

O que é AVCB é para que serve?

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é uma licença emitida pelo CBPMESP (Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo) que tem como finalidade assegurar que o local a ser licenciado atenda todas as condições necessárias e obrigatórias de segurança contra incêndio e pânico.